Cada momento com a natureza importa

Por que algumas pessoas se entediam quando vêem a mesma natureza exuberante por algumas vezes..? Só motivar-se a conhecer lugares totalmente novos e cada vez mais bonitos parece coisa de máquina. A Amazônia, com seu encanto de tirar o fôlego, não pode simplesmente apagar a graça de outros lugares menos exuberantes. Isso porque acostumar o seu sistema de recompensa a querer paisagens cada vez mais bonitas te fará umx real caçadorx de paisagens e, dependendo do orçamento de cada um, considerando a realidade da maioria da população, levará a um constante estado de frustração.

Talvez o estalo esteja em misturar as sensações. Inicialmente de uma forma consciente, depois inconsciente (pra quem já não o faz naturalmente). Não considere apenas a beleza visual, mas as aleatoriedades dos cheiros, dos bichinhos que podem aparecer, a chuva que pode cair, a turma com quem se vai, ou a própria beleza da solidão. Pra incrementar mais ainda, é possível misturar as sensações, pensamentos e estado interno às sensações externas.

Assim, quem sabe, depois de conhecer uma gruta com estalactites belíssimas outra gruta com estalactites menos desenvolvidas e mais simples continuam tendo seu encanto. A graça, portanto, consiste em perceber e sentir as sutilezas de cada lugar, misturadas com as próprias sutilezas e as do contexto. Não é a novidade em si o que mais importaria, mas um contexto que envolve pensamentos, contemplação, cheiros, sons, as pessoas que estão lá, o que foi feito antes e está sendo planejado para fazer depois. Sentindo o contínuo presente, sempre único, quem sabe o tédio, de repente, passa. E a frustração é substituída pela contemplação. Assim, cada momento com a natureza pode vir a importar sim, tendo seu importante papel de renovação mantido.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s