A arte da Guerra na atualidade

Recortes do livro de Sun Tzu, interpretado por Sun Haing-Yen e traduzido por Pietro Nassetti

Sun Tzu viveu (há controvérsias sobre sua real existência) há cerca de 2500 anos atrás (século IV a.C.) e foi contemporâneo de Lao Tsé, fundador do Taoísmo. Ele aparentemente vivia em Ch’i (mera semelhança com o almejado Chi do taoísmo, budismo e demais filosofias que entendem a importância da respiração e reflexão?) durante o reinado de Ho-Lu das terras de Wu.

O contexto do livro é de competição em um período de muitas guerras por terra. Tentarei fazer uma leitura à luz de algumas teorias sobre a evolução do comportamento humano e de como os partidos de esquerda e direita se comportam na atualidade.

São 13 mandamentos gerais, cada um contendo vários postulados de Sun Tzu e comentários de outros chineses (Tu Mu, Li Ch’uan, Chang Yu, Chia Lin, Ho Yen-hsi, Wang Hsi, Ts’ao Ts’ao, Meng, Ch’en Hao, Tu Yu, Mei Yao-ch’en e Mei Yao-Men).

Primeiramente (FORA TEMER à parte) deve-se estudar, isto é, refletir sobre 1) aqueles que se quer derrotar (o inimigo); 2) o território físico onde haverá o combate, como o clima e o terreno (ainda bem que os nazistas não o fizeram quando se adentraram na Rússia); e sobre si mesmo, escolhendo-se o melhor líder (general, para Sun Tzu).

Saiba quais são as estratégias e táticas do teu inimigo, quem são as pessoas pensantes do desse grupo, … (continua a medida que for lendo)

Como melhor líder leia-se aquele que reúne sabedoria, sinceridade, humanidade, coragem e exigência. O livro traz alguns exemplos do condicionamento clássico, isto é, recompense aqueles que fizeram coisas boas para que esse comportamento seja reforçado, e puna aqueles que falharam em algo, justificando-se. Tens que ser cruel quando necessário, e ainda argumentar muito bem o porquê o fostes. Um bom líder parecerá fraco para seus inimigos, quando na verdade é forte (não pode ser fake heim?), pois assim eles serão “atacados” antes mesmo de esperar.

Em segundo lugar, A guerra em si. O que é necessário, em termos de investimentos, alimentos e equipamentos, para entrar em um conflito e manter-se até a vitória? O que qualquer estratégia precisa objetivar?

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s