Cardápio aprovado

Ideias simples e boas de comidas gostosas.

Receitas em si? Nom, não vou postar. Minha proposta é ir acrescentando ideias de pratos\comidas à medida que eu for comendo, aprendendo, vendo e ouvindo falar. Um cardápio mesmo 😉

Se queres as receitas em si, indico que ao procurar na net, ignore os sites empresariais e dê atenção aos blogs, pois estes têm a liberdade para expressar seus sentimentos e reais impressões.

Comidas quentes

  • Pedaços de frango com molho de leite de côco com uma pitada de mostarda e pimenta.
  • Batata e cebola roxa cozidas no forno com azeite e sal (250ºC até dourar a batata) com ovo frito.
  • Risoto com tomate, cebola, alho, cogumelo e brócolis.
  • Arroz com espinafre.
  • Arroz com lentilhas para substituir de vez em quando o arroz com feijão.
  • Molho de tomate com lentilhas.
  • Massa de burrito recheada com molho de tomate (o que inclui cebola, cogumelo e alho), brócolis ao vapor e abacate cru.
  • Batata recheada suíça (ralada) com queijo, cebola, cogumelo e salame. http://pecadodagula.blogspot.co.uk/2012/05/batata-suica-rapida.html (usei fogo médio a baixo).
  • Arroz com as seguintes frituras: pedacinhos de peixe, pimentão verde, amarelo e vermelho, castanha de caju e abacaxi.

Saladas-refeições

Quando vejo a sessão Salada no cardápio de qualquer restaurante já penso que vou ficar com fome depois de comê-la, ou que ela é um mero acompanhamento e a ignoro totalmente. Mas aqui são dicas de saladas que comprovadamente são refeições.

  • Folhas de espinafre, folhas (de preferência orgânicas), ovo cozido , queijo (o que você tiver, quiser e gostar), tomate cereja, tomate seco, presunto parma (não precisa, se não for acessível) e pão de alho com azeite. Diosmio, o pão de alho, o ovo e o tomate seco fazem toda a diferença! Não precisa de sal. Use o queijo como sal.

Sobremesas

  • Uma colher de sopa bem cheinha de mel. Por que não? Mel é antibacteriano, anti outros micróbios e têm várias vitaminas. Para as formigas de plantão que nem eu é um ótimo açúcar natural (frutose, glicose, sacarose, maltose). Viva as abelhas e as plantas 🙂
  • Banana amassada com leite em pó. Afe, bom demais!
  • Banana frita.

Lanches doces

  • Strudel de maça (receita de painho).
  • Bolo de cenoura (substituir metade do óleo que as receitas trazem por leite), usar pouco acúcar (fica muito melhor) e bater as claras na mão, com um instrumento manual bem prático, até virar neve.
  • Cinamom roll (rolinhos de canela): procurar receitas em inglês.
  • Iogurte natural com geléia de morango (qualquer fruta). Prefira as geléias que não usam açúcar ou adoçante, mas sim sucos concentrados de outras frutas (uva, por exemplo). Ou faça sua própria geléia com mel e limão ao invés de açúcar.
  • Iogurte natural com mel (ou coalhada).
  • Vitamina de granola com leite e banana (qualquer fruta) e iogurte natural (opcional).
  • Pão com geléia de morango.
  • Manteiga de amendoim caseira com mel, sem óleo e açúcar, no pão.
  • Pão com tahine misturado com mel.
  • Cookie integral: http://blogdamimis.com.br/2015/12/15/cookies-de-aveia-e-gotas-de-chocolate/
  • Vitamina com aquele biscoito preto com recheio branco. Esqueci o nome dele xP

Lanches salgados

  • Strudel de cenoura, cebola roxa e queijo.
  • Torta salgada de espinafre, cebola e ricota.
  • Guacamole.
  • Sanduíche com húmus, tomate e folhas.
  • Pão com tahine misturado com limão, sal e ervas.

Pastas

Alimentos nutritivos

  • Tahine: é uma pasta de gergelim rico nos ômegas 3 e 6, cálcio, proteínas, cobre, manganês, metionina (importante para sintetizar proteínas, não produzidos por nós), antioxidante, entre outras.
  • Manteiga de amendoim: rico em proteínas, vitaminas E, B3, B5, B6, manganês, fibra, magnésio, fósforo, zinco e cobre.
  • Abacate:
  • Lentilhas:
  • Espinafre:
  • Morango:

 

 

 

 

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