CALA a boca BARrbara

Tudo tem um contexto.

Barbara de Chico Buarque eh tida como uma musica beeem machista. “Cala a boca Barbara” parece reforcar os padroes patriarcais impostos, onde o homem manda a mulher se calar porque simplesmente eh de seu gosto (como jah presenciei um primo fazendo). Varios blogs falam sobre essa musica para exemplificar que Chico Buarque eh um verme machista e insensivel.

Devemos, porem, considerar sempre o contexto antes de julgar algo ou alguem. Obvio que geralmente o contexto patriarcal favorece os machos humanos e nao digo que devemos passar a mao na cabeca do cara que assediou uma mulher porque ele estava bebado. Nao devemos, porque ele nao pode usar a bebida como desculpa pra ser escroto (literalmente). Nao eh isto que quero dizer como contexto. Mas especificamente o seguinte..

A musica Barbara faz parte de um musical sobre um portugues que viveu no Brasil na epoca colonial. Ele traiu a corte de Portugal para ajudar os holandeses na invasao de algumas terras brasileiras. E o nome dele eh Calabar. Ele eh considerado o “maior traidor da historia brasileira” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Domingos_Fernandes_Calabar)

O musical se chama Calabar: o elogio da traicao e seu foco nao eh exatamante a traicao de Calabar ao Brasil, mas sim desmistificar que todos os que apontaram o dedo pra ele sao mais traidores do que ele proprio, que nao traiu seus proprios principios. A peca nao tem a presenca de Calabar. Outros personagens soh falam dele e de sua historia. Um desses personagens eh a esposa de Calabar, chamada Barbara.

Barbara era apaixonada pelo seu marido e pelo que diz no inici da musica, ela era bem correspondida. Na primeira cena da peca ela ve o marido sendo morto (ou imagina) pelos portugueses. E por Calabar ser um traidor, ela nao pode citar seu nome. Entao, nessa primeira cena ela mesma canta a musica – primeiro sinal de que nao se trata de machismo porque ela nao pode mandar a si mesma calar a boca. A genialidade de Chico vem (mais uma, entre as milhoes) no CALA a boca BARbara. CALA.. BAR. CALABAR. Foi uma forma dela dizer o nome do amado diante do cala a boca que os portugues lhe impuseram.

Essa peca foi proibida pela ditadura militar e as musicas foram lancadas desconectadamente, antes da peca ser permitida. Algumas musicas desse mesmo musical tiveram suas letras completamente proibidas. E aih elas perderam todo o seu contexto e algumas como Barbara ganharam um novo, que eh o de muito tempo atras, o patriarcado.

As maiores informacoes li em no site (a seguir) e confirmei em outros: http://mrzieg.com/blog/2013/07/especial-chico-buarque-calabar/

 

 

 

 

Leave a comment